programa grátis

domingo, 11 de março de 2012

COI anuncia os 8 finalistas para esporte olímpico


Recentemente o COI anunciou os 8 finalistas para se tornarem esportes olímpico e para nossa felicidade o wushu é um deles! Os esportes são: Escalada, Baseball, Karate, “Roller Sports”, Softball, Squash, Wakeboard e Wushu.

Além disso, o COI prometeu que vai estudar intensamente cada um deles, investigando a fundo cada detalhe e afirma que inicialmente todos são fortes candidatos e que será uma disputa muito acirrada.

De acordo com o COI, para um esporte se tornar olímpico ele precisa cumprir os seguintes requisitos:

1. Possuir uma federação internacional que rege o esporte, um conjunto de regras que ajudam a reforçar a sua estrutura e que seja responsável pela organização de eventos e torneios;

A federação internacional de Wushu (IWUF) – fundada em Pequim, em 1990.

2. Em caso dos esportes femininos, ser praticado pelo menos em 40 países de 3 continentes e no caso do masculino, 75 países de 4 continentes;Wushu é praticado por homens e mulheres,

Atualmente o IWUF tem um total de 148 países e regiões nos 5 continentes: África (36), América (23), Ásia (38), Europa (46) e Oceania (5).

3. Demonstrar capacidade o sucesso em organizar competições mundiais;

A IWUF já organiza competições mundiais desde 1991, como “World Wushu Championships”, “World Junior Wushu Championships”, “World Traditional Wushu ChampionShips” e “Cup Of World Sanshou”.

4. Ser um esporte reconhecido pelo COI.

O IWUF recebeu reconhecimento provisório na Sessão do COI 109 em 1999 e ganhou o reconhecimento oficial na Sessão do COI 113 em 2002. Além disso, Wushu tem sido um esporte oficial em muitos eventos importantes relacionados ao COI, tais como: “the Asian Games”, “the Southeast Asian Games”, “the East Asian Games”, “the SportAccord Combat Games”,” the World Games”, “the World Children’s Games”, e mais recentemente foi adicionado ao “South American Games program”.

5. Ter assinado o acordo na Agência Mundial Anti-Doping (WADA)
O IWUF assinou o acordo de “Serviço de testes de Drogas” com a WADA em dezembro de 2001.

Vamos continuar a torcer pelo Wushu!

Como podemos observar, os requisitos nos já cumprimos, agora o próximo passo é torcer pelo wushu para ser votado por uma maioria de 2/3 dos membros do COI na sessão COI 125 em 2013, a ser realizado em Buenos Aires, Argentina.

Essa sessão é importante porque determina os esportes que continuaram na disputa, ou seja, para que continue fazendo parte do programa de esportes para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Os chineses já estão se mexendo

Com essa novidade os chineses já estão se esforçando para deixar o wushu nas mais perfeitas qualidades para o COI e por isso a ACW (Associação Chinesa de Wushu) padronizou um sistema de graduação (o qual é chamamos de “Duan”) para as escolas, universidades e entre outras instituições de wushu.

Vamos torcer, mas não esqueça o bom senso

Muitas pessoas por vezes acabam desprezando os outros esportes valorizando ao final apenas o seu, mas é importante observar que está não será uma disputa fácil e que devemos aceitar que os nossos concorrentes também possuem excelentes qualidades.

Além disso, temos que ser sincero com nós mesmos e às vezes tentar entender situações como “será que o Wushu realmente funcionaria como um esporte olímpico?” ou “será que o wushu é realmente interessante para o público?”

Jiayou.

Fonte: www.tonlonsaojudas.com.br

By Buu Wushu BR with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

    • Menu
    • Popular
    • Arquivo